Médico pode abrir mei? qual o melhor tipo de empresa para abrir ?

Médico pode abrir mei? qual o melhor tipo de empresa para abrir ?

Olá doutores olá doutoras é um prazer grande está falando com vocês por aqui. Quero conversar com vocês sobre abertura de empresa para médico e qual modalidade ou natureza jurídica, é a melhor para os médicos. Médico pode abrir MEI? Vamos falar que o Médico não pode ser MEI, mas daremos os melhores caminhos.

Eu sou Altair Alves sócio da Soluzione Gestão de Clínicas e quero conduzi-lo nesse momento, a pensar sobre a melhor forma de abrir uma empresa para atuar como médico sendo pessoa jurídica. Claro que você pode atuar como pessoa física, o médico tem essa opção de atuação como pessoa física ou pessoa jurídica, mas existem várias possibilidades dentro da pessoa jurídica para reduzir o pagamento de imposto.

O médico pessoa física

Para você que quer abrir um consultório médico ou uma clínica médica, é possível que você atue como pessoa física sendo um médico autônomo, mas pode não valer a pena pela questão tributária.

Na pessoa física, você paga até 27,5% sobre seus rendimentos ,ou seja,

sobre a prestação do serviço. também tem a contribuição previdenciária que é obrigatória de 20% até o limite teto do INSS, então pode não valer muito a pena você ser pessoa física.

Acontece, que muitos médicos, acabam optando por trabalhar na pessoa física, porque consegue não fazer declaração de todos os valores recebidos, mas o risco atualmente é muito grande em relação aos cruzamentos da  Receita Federal, da prefeitura e outros órgãos em relação aos ganhos médicos.

Quando você traz para comparação com a pessoa jurídica, só existe um momento onde você realmente consegue entender que a pessoa física é vantajosa, quando você está no começo e tem muitas despesas dentro do consultório, e o valor líquido que você recebe é muito pouco. Precisamos calcular a contabilidade do consultório, mas  pode valer a pena.

Vamos conversar com um de nossos contadores especializados? Queremos te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

[botoes_contato]

Sobre a Abertura de Empresa Médica

Alguns médicos ainda perguntam, se ele pode abrir MEI, principalmente os médicos que estão fazendo residência médica e que tem pouco rendimento nesse período, realizando poucos plantões.

Os médicos, fazem a opção pela pessoa jurídica,  porque o próprio hospital quer pagar na pessoa jurídica,  então ele acabam optando por ser pessoa jurídica por esse motivo e não porque realmente quer.

No momento de fazer a abertura da empresa para o médico ou clínica médica, a gente tem que pensar no modelo da empresa primeiro, a gente chama de natureza jurídica, que é o tipo de empresa você pode abrir.

Você pode abrir uma empresa como sociedade limitada, abrir uma sociedade simples, abrir uma sociedade empresária limitada, EIRELI e vários outros modelos, mas os mais usados são sem dúvida,  a sociedade simples pura, sociedade simples limitada e sociedade empresária.

A questão do MEI – Microempreendedor individual,  já é uma opção tributária igual simples nacional mas você não pode ser MEI,  a legislação na Lei Complementar 123 de 2006 não permite que um médico possa fazer a opção pelo regime do MEI. Pode fazer a opção pelo simples nacional, mas abrir empresa médica com MEI, ainda não é possível.  Para um médico abrir empresa, são essas opções que que eu te falei a atrás.

Em resumo é :  Médico não pode abrir MEI e pode abrir uma EIRELI,  sociedade simples pura ou de uma sociedade empresária limitada que são os mais usadas.

Alguns contadores indicam a empresa individual para médicos,  eu não indico empresa individual para médicos por vários motivos que eu já falei em outros conteúdos,  aqui vou deixar um link para que possa verificar esse artigo e entender um pouco do que a gente está falando em relação à abertura de empresa individual para médicos .

Se o Médico não pode ser MEI, como reduzir custo mensal?

Se o médico não pode ser MEI – microempreendedor individual, nós precisamos pensar em reduzir o custo mensal do médico, não só na abertura da empresa mas também no custo mensal com impostos.

Então como o médico não pode ser MEI,  opção que a gente tem, será o simples nacional ou no lucro presumido,  é claro que o simples nacional para médicos  tem alguns critérios na escolha que precisam ser analisados, normalmente a gente faz a opção pelo lucro presumido para médico pessoa jurídica,  “médicos PJ” que trabalha em locais de terceiros e não tem estrutura própria.

Em alguns casos, a abertura da empresa médica a gente também coloca a empresa no lucro real dependendo dos custos que ela terá inicialmente. Quando você monta sua clínica, todo o investimento você pode deduzir na contabilidade e aí,  é importante nesse momento, você ter uma contabilidade especializada ou um contador especializado na área médica, isso é muito importante para que você possa reduzir sua carga tributária.

Para médicos que vão ser pessoas jurídicas e trabalhar em locais de terceiros, o melhor caminho está entre os simples nacional e o lucro presumido agora em 2019. Se você tem um faturamento de R$ 15.000,00 a 20.000,00 a gente realiza a opção pelo simples nacional.

EIRELI ou Empresa Individual x MEI

Muitos médicos me procuram para falar sobre abertura de empresa médica e às vezes falam sobre o MEI, mais infelizmente, o médico não pode abrir empresa como MEI. A melhor opção que você tem fora o MEI, seria tributar no simples nacional. Uma coisa importante, e entender que quando estamos falando de tributação, estamos falando de lucro presumido, simples nacional e lucro real.

Muitos contadores, ainda abrem empresa individual para médico, mas eu já falei através de vídeos e de outros artigos aqui também, que a empresa individual é para empresários, pessoas que têm cunho empresarial. Se pretende abrir empresa apenas para prestar serviços em locais de terceiros, se você vai trabalhar com médico PJ, você deveria ter uma empresa aberta com EIRELI ou colocar um sócio que pode ser um médico ou um sócio leigo mas necessariamente precisa ser uma sociedade.

A questão da EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, você pode utilizar para abertura de empresa para o médico, porém,  tem a questão do capital social que você precisa ter para integralizar que é no mínimo de  100 salários mínimos ou seja você precisa ter hoje em 2019 em torno de R$100.000 para você colocar na empresa no momento da abertura de empresa.

Essa questão do capital social da EIRELI, é um ponto importante para abrir empresa médica, você não terá uma necessidade tão grande capital social para colocar na conta da empresa, sendo que apenas será um médico PJ. Para retirar esse dinheiro da empresa, será tributado no imposto de renda.  É importante então, antes de decidir abrir sua empresa médica como EIRELI, verificar se realmente vale a pena.

Cuidados ao abrir a empresa para médicos

É comum em outras áreas, as pessoas optarem por algumas outras atividades no MEI – Microempreendedor Individual para poder abrir empresa como MEI, mesmo que não seja aquela atividade que realmente ele exerce. Um médico não tem como ter nenhuma atividade correlata para abrir como MEI, porque não tem nenhuma atividade próxima com a mesma prerrogativa profissional.

No momento da abertura de empresa médica,  quais são as dicas para que você possa fazer uma abertura da empresa sem dor de cabeça?

Primeiramente ter um contador especializado na área da saúde. Esse é o primeiro ponto para garantir sucesso.

Segundo ponto: Ter clareza de como você vai atuar, se será em locais de terceiros ou ter a sua própria clínica médica.

Terceiro ponto: Definição do capital social investido, ou seja, o dinheiro envolvido no processo de atuação. Se você vai ter uma clínica médica, tem que ter um planejamento tributário e societário antes de realizar  a abertura da empresa.

Antes de abrir a sua empresa médica, procure um contabilidade especializada em médicos como a Soluzione Gestão de Clínicas, nós vamos te ajudar a abrir a tua empresa médica com a melhor classificação tributária, melhor estrutura societária para que você possa ter bastante sucesso.  Vamos conversar?