O médico pode atuar como pessoa física e jurídica, mas sabemos que a maioria tem benefícios fiscais, atuando como pessoa jurídica. Por isso, resolvemos fazer esse conteúdo sobre abertura de empresa para médicos, trazendo um passo e todas as informações relevantes, para você que é médico e precisa abrir uma empresa.

O caminho para abertura de empresa para médicos, é semelhante aos demais profissionais da área da saúde. Mas temos dicas sobre como abrir empresa para médicos e também sobre a contabilidade de empresas de prestação de serviços médicos.

Seja para abrir pj para médicos ou sua clínica ou consultório médico, nós temos apoio completo para todo o processo. Abaixo, iremos disponibilizar conteúdo escrito e através de vídeos curtos, que irão te passar o conhecimento que você precisa para abrir sua empresa médica.

Se não quer perder tempo de ler todo esse artigo sobre abertura de empresa para médicos, você pode fazer dos passos rápidos para abrir sua clínica ou contratar nossa contabilidade especializada para área da saúde.

Para isso, abaixo, você tem duas opções bem rápidas. Falar com nosso setor de relacionamento pelo WhatsApp ou enviar sua dúvida ou necessidade através do nosso formulário de contato.

Modelos mais usados para abertura de empresa para médicos

Quando você vai abrir sua empresa médica, você precisa escolher o tipo de empresa que mais se encaixa no seu modelo de trabalho. No código civil, é tratado como natureza jurídica. A escolha é fundamental por dois grandes motivos, a questão tributária e segurança patrimonial. Irei explicar mais a frente sobre o tema e ficará claro para você.

Agora vamos entender sobre os tipos de empresas:

Sociedade Empresária Limitada (LTDA) – Essa empresa é utilizada pelos médicos que pretende exercer a atividade de forma empresária, também com sociedade com outros profissionais que não são médicos.

Sociedade Simples Limitada (LTDA) – Sociedade entre médicos e leigos que tem como objetivo a prestação de serviços médicos que podem ser prestados em hospital e Clínica Médica de terceiro.

Sociedade Simples Pura – Sociedade de médicos registrada no cartório de pessoa jurídica e que tem redução de ISS na maioria dos municípios como sociedade uniprofissional. Os sócios médicos que optarem por esse tipo de empresa médica, responde ilimitadamente com seus bens pessoais.

EIRELI para Médicos – Conhecida como Empresa Individual de responsabilidade Limitada, tem como ponto central, a necessidade de integralizar o capital social de 100 salários mínimos no momento de abrir. Para abertura de empresa para médicos que irão trabalhar como pessoa jurídica apenas para emissão de nota fiscal, não é o mais indicado. Temos um artigo de como abrir uma EIRELI para médicos que você vai gostar.

Veja o vídeo Abertura de EIRELI para Médicos

Sobre os Regimes Tributários para Médicos

Grande parte dos médicos que procuram a Soluzione Gestão de Clínicas para abrir sua empresa médica, tem uma grande preocupação sobre a tributação sobre serviços médicos para pagar o menor imposto possível. Infelizmente no Brasil, quem não entende dos regimes tributários, acaba pagando muitos impostos.

Nós temos 3 tipos tributários que o médico pessoa jurídica pode optar: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Simples nacional para Médicos

O simples nacional, é a tributação mais utilizada no Brasil. Os médicos podem optar pelo regime utilizando o anexo III ou anexo V, que são duas das 5 tabelas do simples nacional. Infelizmente o regime não foi projetado para atender o médico pessoa jurídica que não tem uma clínica física ou um consultório.

Para você tributar no anexo III do simples nacional, você precisa ter mais de 28% de despesas trabalhista com pró-labore ou despesas com folha de pagamento. Isso para o médico PJ que presta serviços em hospitais e clínicas médicas, pode não valer a pena.

Já o Anexo V do simples nacional, você inicia a tributação com 15,50% e em alguns casos, pode valer a pena.

Nós preparamos um artigo de simples nacional para médicos que para você que pretender entender melhor sobre o tema, pode ler. Também preparamo um vídeo. Sei que o tema do artigo é abertura de empresa para médicos, mais tudo que estamos escrevendo aqui, você precisa entender para abrir sua clínica médica.

Lucro Presumido para Médicos

O lucro presumido é o regime mais utilizado para empresas médicas. Devido a possibilidade de recolhimento do imposto sobre o serviço (ISS) ser trimestral e com isso, ter uma redução na carga tributária.

Para os serviços médicos, o lucro presumido também tem algumas possibilidades de redução de carga tributária.

O normal do lucro presumido para serviços médicos é 11,33% de tributos federias mais o ISS do município que pode variar entre 2% a 5%. Mas podemos ter redução dependendo da atividade.

Antes de seguir falando sobre abertura de empresa para médicos, vamos fazer uma reflexão, se realmente val a pena trabalhar como pessoa jurídica ou vamos continuar como pessoa jurídica.

Microempresa para Médicos

Alguns médicos procuram a Soluzione Gestão de Clínicas para abrir uma microempresa para médicos. Na verdade, você não abre uma microempresa, pois ME ou EPP são enquadramentos de porte de empresa. Para você entender esse processo, nós iremos definir o que é microempresa e empresa de pequeno porte.

ME (Microempresa) – Enquadramento para empresas médicas que faturam por ano, o valor máximo de R$ 360.000,00.

EPP (Empresa de Pequeno Porte) – Enquadramento para empresas médicas que faturam até R$ 4,8 Milhões por ano.

Esse enquadramento não afeta a questão tributária da sua empresa.

O passo a passo da abertura de empresa para médicos

Para abrir sua empresa médica, você deve seguir algumas regras importantes, que podem variar de acordo o escopo da abertura da empresa. Temos dois tipos de situação para abrir empresa médica:

Primeira: Médico PJ – Médico pessoa jurídica que precisa abrir empresa apenas para emissão de nota fiscal em locais de terceiros como: hospitais, clínicas médicas e centros médicos. O Famoso (Médico PJ).   O médico PJ é bem mais simples, devido não precisar ter licenças de funcionamento, vigilância sanitária, CNES, cadastro de lixo especial e outras licenças dependendo dos serviços médicos prestados.

Preparamos um vídeo e artigo sobre abertura PJ médico que se você quiser aprofundar no tema, pode ler e ver os vídeos sobre o tema.

Segunda: Abertura de Clínicas e Consultórios Médicos – Para isso, a exigência é bem maior devido as licenças necessárias.

Vamos ao passo a passo

1º Definição dos serviços e CNAE médicos

Para abrir uma empresa médica, você precisa definir claramente os serviços que irá prestar para buscar o CNAE que precisa está adequado ao objetivo social da empresa.

Exemplo:

8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consultas

2º Escolha do tipo de empresa e elaboração do contrato

Como falamos acima, para abertura da empresa médica, você precisa escolher o tipo de empresa que vai abrir. A mais utilizada em São Paulo, é a sociedade simples limitada. Após a escolha da natureza jurídica, precisamos elaborar o contrato social da empresa com todas as cláusulas necessárias para garantir o direito dos sócios e a proteção do seu patrimônio.

Para prestação de serviços médicos, temos dois pontos importantes para definição. O primeiro é a divisão de lucros e prejuízos da empresa. O segundo é em caso de saída da sociedade. Já pensou que você como médico PJ, pode trabalhar mais que seu sócio? Como fica a divisão de lucros e pagamentos de impostos ? Isso precisa ser definido no contrato social.

3º Registro no cartório de pessoa jurídica

Para registro da sociedade simples pura,  sociedade simples limitada e EIRELI para médicos, precisamos registrar a empresa no cartório de pessoa jurídica. Também podemos registrar a empresa na junta comercial, quando é uma sociedade empresária.

4º Registro na Receita Federal do Brasil para CNPJ para Médicos

Todas clínicas e consultórios para atuar como pessoa jurídica precisa do CNPJ. Para ter seu CNPJ Médico, precisamos preparar alguns formulários como o (DBE) documento básico de entrada e a inscrição será liberada em seguida. Você pode ver um vídeo sobre:

5º Inscrição Municipal

Esse ponto é fundamental para abertura de empresa para médicos. Na prefeitura é que praticamente todas as principais regulamentações para sua empresa médica acontece. Temos o cadastro da empresa e licenças como alvará de funcionamento, cadastro de lixo especial  e vigilância sanitária. Precisa entender que o Médico PJ, não precisa das licenças por não trabalhar com local próprio.

6º Compra de Certificado Digital

Todas empresas médicas como clínicas médicas, consultórios médicos e o médico PJ, precisam de comprar o certificado digital para emitir nota fiscal e entrega das obrigações fiscais e contábeis da empresa.

Abertura de empresa para Médicos e Contabilidade

Após o processo da abertura da empresa, você precisa entender todas as obrigações fiscais e contábeis que sua empresa precisa entregar ao governo. Essas obrigações, são ligadas a contabilidade. Por isso, o primeiro passo antes de abrir sua empresa médica, é procurar um contador especializado na área da saúde.

Irei passar um vídeo sobre contabilidade médica.

Temos uma lista de vídeos sobre o tema abertura de empresa

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre abertura de empresa para médicos, chegou a hora de abrir sua clínica médica ou seu consultório, com uma empresa especializada no assunto.

Para abrir sua empresa médica, ou ser um PJ médico, você pode contar com a Soluzione Gestão de Clínicas.