O Simples Nacional para Clínica Médica é o melhor?

O Simples Nacional para Clínica Médica é o melhor?

Vamos falar sobre o simples nacional para clínica médica. Isso te interessa? É um prazer estar falando com você por aqui mais uma vez. A partir de janeiro de 2018 a gente tem a opção de optar pelo simples nacional no anexo 5 e anexo III do simples nacional. Até 2017, era o anexo VI do simples nacional, a única opção da clínica médica.

Agora nós temos o anexo 5 para as empresas da área da saúde, lembrando que a opção é ser feita de forma manual, ou seja, você pode fazer todo mês de janeiro de cada ano ou no momento da abertura da empresa.

Na abertura da sua clínica médica, você tem dois prazos para optar pelo simples nacional.

Mas antes de voltar ao prazo, preciso te falar que temos através da contabilidade médica, uma forma de ajudar sua clínica médica a prosperar. Se você busca reduzir seus impostos ou melhorar a lucratividade da sua clínica eu posso te falar como. Quero saber mais sobre como vocês podem me ajudar.

Prazos e dicas sobre a Clínica Médica no Simples Nacional

O primeiro prazo, são 30 dias após o último cadastro da empresa que normalmente acontece na prefeitura da sua cidade ou o segundo prazo que são 180 dias após a abertura da empresa, ou seja, após o registro na junta comercial do seu estado ou registro no cartório de pessoa jurídica.

Vamos  falar um pouco das diferenças entre os regimes do simples nacional x lucro presumido e lucro real.

Primeiro precisamos entender, que a gente não tem um resultado específico pra falar pra você, vai para o simples nacional vai para o lucro presumindo que é esse ou outro melhor. O melhor caminho sempre é fazer contas.  então procure um contador de contabilidade médica em sua cidade, para fazer essas contas.

No simples nacional anexo V, eu começo a tributar com 15,5%  e  não tem a parte patronal de INSS, (contribuição previdenciária) se você não sabe o que essa contribuição previdenciária, é um valor que você paga sobre a sua folha de pagamento ou sobre o seu pró-labore.

Todas as empresas de lucro presumido ou lucro real, pagam esses tributos. Você não vai pagar no simples nacional, você paga os 15.5% + 11% sobre o seu pró-labore. Se você tiver funcionários, vai descontar o INSS dentro da tabela dos seus funcionários e apenas repassar ao governo.

Se você está no lucro presumido, paga 11,33% inicial dos tributos federais, mais o ISS que pode variar de 2% à 5%. Falando aqui da cidade de São Paulo por exemplo, são 2%. Então você tem 13,33% de tributos se sua clínica médica fez a opção pelo lucro presumido.

Analisando pelas alíquotas do lucro presumido seria melhor do que o simples nacional que inicia com os 15,5% do simples nacional. Entretanto, essa lei prever uma coisa interessante, se você tiver como despesa trabalhista mais de 28%, (despesa com folha e com FGTS)  você pode tributar no anexo III do simples nacional que começa a tributar com 6%. Preparamos um conteúdo sobre simples nacional para médicos aqui em nosso blog. No artigo, temos todas as contas relacionadas ao tema.

Conclusão sobre o Simples Nacional para Clínica Médica

Você percebeu que dentro do simples nacional, tem um anexo que começa com 6%, outro que iniciar com 15,5% e você no lucro presumido com no mínimo 13,33%.

Com essas opções, a única forma de definir claramente qual é o melhor regime tributário para sua clínica médica, é fazendo contas.

Esses cálculos levam em conta, o seu faturamento e suas despesas com folha de pagamento. Com isso, a gente faz o cálculo e decide se o simples nacional é a melhor opção para sua clínica médica.

Importante você avaliar o seu crescimento durante o ano, às vezes, você faz uma opção tributária em janeiro, fevereiro ou março por exemplo, e quando chegar lá em agosto ela já não é mais vantajosa para você, porque cresceu o faturamento o alterou o número de funcionários.

Você precisa avaliar isso junto ao seu contador, como também, realizar um planejamento de crescimento da sua clínica médica.

Espero ter ajudado você pensar de forma estratégica por esses 2 regimes tributários ou até pelo lucro real que às vezes não é tão vantajoso.

Nossa empresa é especializada em contabilidade na área da saúde e focada no crescimento de clínicas médicas e empresas no setor da saúde em todo o Brasil.

Vamos conversar para reduzir sua carga tributária e cuidar da sua contabilidade?