É um desejo comum dos profissionais da saúde conhecer a fórmula mágica de como aumentar a lucratividade de sua clínica médica. Contudo, seguir as regras que contribuem para esse resultado não é simples, e exige muita disciplina. Além do conhecimento técnico para atuar como médico, é preciso ter experiência como administrador, gestor e negociador. Além de entender e dedicar-se a estratégia de crescimento e expansão do negócio.
É trabalhoso, moroso e complexo, mas o resultado tende a ser gratificante e compensador, por isso iremos te ajudar com dicas preciosas:
Adote um modelo de Gerenciamento Financeiro
A gestão financeira é o primeiro degrau dessa jornada para aumentar a lucratividade de uma clínica médica. A ferramenta certamente o ajudará a acompanhar os resultados do seu negócio. É muito importante cruzar as informações de receitas e despesas para entender qual a situação dentro do período. Entretanto nós queremos o encorajar a ir além dos indicadores macros. Tome ciência do capital de giro; das principais despesas fixas e variáveis (para entender se é possível reduzi-las ou em casos eliminá-las); investimentos, depreciação de equipamentos, mobiliários, enfim mantenha-se informado sobre tudo, não foque apenas nos números finais ou na receita.
Organize todos processos, visando aumentar a rentabilidade da clínica
Uma clínica é composta por diversas atividades, e cada uma requer um processo a ser seguido e cumprido.
O toque aqui é: formalize todos os processos! Não deixe nada escapar aos olhos. Comece desde a organização e limpeza do ambiente, atendimento inicial ao paciente, organização de arquivos físicos e digitais, bem como os documentos do dia a dia, e vá seguindo o fluxo, como o faturamento dos serviços, recebimento dos convênios, compras e reposição dos suprimentos e chegue até a parte estratégica da sua clínica, como a forma de divulgação e marketing, precificação, método adotado de revisão de valores, enfim….
Todo esse esforço resultará na aplicação de uma metodologia comum, além de uma atmosfera organizada, que é essencial para aumentar a produtividade da equipe e consequentemente influenciar na rentabilidade da clínica.
Conheça o seu cliente
Você conhece o seu cliente? Sabe como e porque ele chegou até sua clínica médica? Essas informações são fundamentais para que você consiga nutrir uma boa relação com o seu público alvo. Pois é a partir dos detalhes das informações que você conseguirá fornecer um atendimento personalizado e de qualidade, podendo atingir o grau de fidelização do cliente com o seu negócio.
Esses dados também serão relevantes nas ações de marketing. A tática tende a ser mais assertiva com informações mais precisas e minuciosas.
E já que entramos no tema: marketing, falamos a pouco sobre o grau de fidelização do paciente, certo? Esse vínculo de parceria (a fidelização) resulta em outra ferramenta extraordinária, o marketing boca a boca. Já ouviu falar, sabe como funciona?
Pois bem, nesse caso é o cliente quem faz o trabalho de divulgação do seu negócio. Por confiança e satisfação, a disposição de indicar sua empresa para amigos, parentes e conhecidos (sua rede de contatos) é muito alta e impactante. Sem falar que, essa propaganda não gera custo para seu consultório, apenas receita.
Otimize a agenda para atender mais
A otimização da agenda também influencia no aumento da lucratividade da clínica. Pois quanto mais atendimentos são realizados, mais entradas acontece no caixa, concorda?
Por isso é preciso fazer bom uso do tempo. Uma agenda organizada otimiza a rotina e ainda contribuir com a organização da sala de espera, o que torna o ambiente mais agradável e receptivo para os clientes.
A gestão adequada também prevê um sistema automático para confirmação de consultas, evitando horários ociosos por esquecimento e não comparecimento dos pacientes. Caso não queira investir em licenças de software e mensalidades, uma boa ideia é fazer as confirmações através de WhatsApp. A ferramenta além de ser instantânea e gratuita, ainda contribui com redução de gastos com telefonia.
Deixe a tecnologia trabalhar por você
Todas as tarefas acima são essenciais para o bom funcionamento do negócio, entretanto tendem a consumir uma boa parte do seu tempo.
Felizmente a tecnologia trabalha sempre a nosso favor.
Então uma das formas de facilitar e viabilizar as tarefas e ainda aumentar a produtividade da equipe é utilizar softwares de gestão especifico para clínicas, que contribuam com a automatização de alguns processos operacionais.
Esses programas podem auxiliar no desenvolvimento de relatórios estratégicos e indicadores de acompanhamento e eliminar o retrabalho de digitação em várias plataformas já que os sistemas trabalham de forma integrada com outros softwares, portanto as informações de lançamentos, faturamentos de convênios, livro caixa, contas a pagar, emissão de notas, podem estar concentradas em um único ambiente.
E então, como você tem lidado com a gestão do seu negócio?
Já pratica algumas das dicas citadas? Caso não vá implementando uma a uma e veja os resultados trabalharem a seu favor.