Marketing Médico – Como fazer para sua Clínica médica

MARKETING PARA MÉDICOS

Certamente você já ouvi falar em Marketing Digital, Marketing de serviços, mas já ouviu falar em Marketing para médicos?  Pode acreditar as variações são infinitas, e claro também abrangem a área médica, afinal os profissionais “marqueteiros” sabem da importância em investir em estratégias específicas para cada ramo. E divulgar os serviços de saúde pode ser um nicho muito lucrativo.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA MÉDICOS

O marketing é uma importante ferramenta que proporciona visibilidade para sua clínica ou consultório. Entretanto, na área da saúde, exige alguns cuidados com a forma de divulgação. O profissional ou você empreendedor multifuncional que promoverá a campanha de divulgação da clínica ou dos serviços, precisa estar atento e alinhado ao código de ética da categoria.

Por isso, separamos 5 dicas de como fazer seu negócio se destacar de maneira diferenciada através do marketing na área médica.

1º Marketing no ramo da saúde

Reforçamos, antes de qualquer ação é importante consultar o código de ética do conselho que regulamenta a profissão (no site do órgão é possível baixar na integra o documento). É muito importante ficar atento as normas e condutas recomendadas, em respeito aos clientes e colegas de profissão.

Uma vez esclarecido, é hora de iniciar o trabalho de divulgação. Você pode iniciar cadastrando sua clínica em:

  • Portais da área da saúde;
  • Listagens de serviços médicos online.

2º Desenvolva um site para sua clínica

Um site simples, com informações bem objetivas sobre os serviços oferecidos. Informações institucionais apresentando a missão e visão da empresa e sua contribuição com a sustentabilidade, com a sociedade, enfim…  foco humanizado visando proporcionar um futuro  melhor para nosso mundo. Entenda, atualmente o consumismo passou a ser “consciente”, as pessoas associam que se optarem por um produto ou serviço de uma empresa que de alguma forma contribua com um futuro melhor, estão diretamente ajudando com a causa. Por isso é importante demonstrar de que forma a empresa faz a sua parte.

E voltando ao site, estamos na era da informação rápida e digital. Hoje as pessoas procuram profissionais em uma única “googlada”, por isso estar em evidência na internet é essencial.

De preferência que seu site conste na primeira página do Google, pois dificilmente os pacientes buscam informações nas páginas seguintes.

Por esse motivo é importante desenvolver um site seguindo estratégia específica de marketing médico, com técnicas de rankeamento, atualização de conteúdo com frequência, visando manter-se na página inicial da ferramenta de busca.

3º Esteja nas Redes Sociais

Boa parte do tempo em que as pessoas estão conectadas à internet, é rolando a página do Facebook, Instagram, Linkedin, enfim, a dependência da rede social ainda consome muito o tempo do seu público alvo, por isso, faça-se presente no meio deles, seja unipresente.

Crie uma fanpage bacana, e alimente-a diariamente ou com a maior frequência possível com:

  • Posts atrativos,
  • Dicas de saúde,
  • Promoções,…

Enfim atraia os olharem para sua página, use e abuse da criatividade.

Inclusive, se você quiser ser autoridade e referência no assunto de rede social, então opte também por manter uma conta no:

  • Twitter e,
  • Gerencie um BLOG institucional,

Engaje os olhares e a sede de quero mais dos seus clientes e potenciais “leads”.

O médico pode ser empreendedor? 

 

4º Imagem institucional     

Conquistar uma boa imagem não é fácil, mas posso te garantir que mantê-la é ainda mais difícil.

Por isso, relacione-se com seu cliente além das paredes de sua clínica. Apareça sempre que possível no celular ou computador dele. Algumas ações simples poderão te ajudar a ser lembrado:

  • Cadastrar os e-mails e whatsApp dos seus pacientes na ferramenta de cadastro,
  • Enviar newslettersinformativos, sobre saúde, alimentação saudável, cuidados…
  • Lembretes e Gifs com Felicitações de aniversário

São muitas possibilidades de se relacionar com o cliente, com baixo ou zero custo.

Tais ações desenvolvem aspecto de intimidade entre o cliente e sua MARCA.

Esta marca deve ser zelada e divulgada amplamente através da internet, por meio de marketing digital, das redes sociais, também da divulgação visual como: fachada atrativa do consultório, cartões de visita, formulários de receituário e papelaria em papel timbrado e até mesmo em canais de mídia (tv ou rádio).

5º Tenha uma boa estratégia de atendimento

  • Lembrete via SMS ou Whatsapp antes da consulta o lembrando da agenda,
  • Bom atendimento, com uma atenção ímpar,
  • “Pós venda”, o contato dias depois da consulta para saber como está o paciente.

São detalhes que podem fortalecer, evidenciar e transmitir maior confiança. E lembre-se sempre que um atendimento INADEQUADO pode acabar com toda a reputação conquistada por sua marca e, neste caso, eu te garanto que você estará em “maus lençóis”.

        

6º Marketing boca a boca.

A ferramenta mais poderosa do mercado. Mas ela só acontece de forma espontânea por seus próprios clientes, satisfeitos e fidelizados.

Marketing boca a boca é a publicidade mais forte e eficaz que já se ouviu falar na face da Terra. As pessoas confiam no que as outras falam, então, ao receber um atendimento diferenciado, ele replicará a experiência para tantos outros possíveis futuros clientes.

Então para garantir que essa técnica de marketing flua a seu favor, treine CORDIALIDADE e EMPATIA com a sua equipe, afinal essa área em específico trata diretamente com clientes sensibilizados por ter alguma enfermidade, ou que necessitam de mais atenção e cuidado.

Invista muito em pós atendimento. É importante o paciente sentir-se protegido assistido mesmo após o atendimento. Ele recomendará para sua rede de contatos seus serviços, por se sentir seguro.

E aí, você já usa algumas dessas estratégias de marketing da área médica em seu consultório? Se ainda não, comece hoje a estudá-las e implementá-las.

Afinal, o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

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