MARKETING PARA MÉDICOS
Certamente você já ouvi falar em Marketing Digital, Marketing de serviços, mas já ouviu falar em Marketing para médicos? Pode acreditar as variações são infinitas, e claro também abrangem a área médica, afinal os profissionais “marqueteiros” sabem da importância em investir em estratégias específicas para cada ramo. E divulgar os serviços de saúde pode ser um nicho muito lucrativo.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA MÉDICOS
O marketing é uma importante ferramenta que proporciona visibilidade para sua clínica ou consultório. Entretanto, na área da saúde, exige alguns cuidados com a forma de divulgação. O profissional ou você empreendedor multifuncional que promoverá a campanha de divulgação da clínica ou dos serviços, precisa estar atento e alinhado ao código de ética da categoria.
Por isso, separamos 5 dicas de como fazer seu negócio se destacar de maneira diferenciada através do marketing na área médica.
1º Marketing no ramo da saúde
Reforçamos, antes de qualquer ação é importante consultar o código de ética do conselho que regulamenta a profissão (no site do órgão é possível baixar na integra o documento). É muito importante ficar atento as normas e condutas recomendadas, em respeito aos clientes e colegas de profissão.
Uma vez esclarecido, é hora de iniciar o trabalho de divulgação. Você pode iniciar cadastrando sua clínica em:
- Portais da área da saúde;
- Listagens de serviços médicos online.
2º Desenvolva um site para sua clínica
Um site simples, com informações bem objetivas sobre os serviços oferecidos. Informações institucionais apresentando a missão e visão da empresa e sua contribuição com a sustentabilidade, com a sociedade, enfim… foco humanizado visando proporcionar um futuro melhor para nosso mundo. Entenda, atualmente o consumismo passou a ser “consciente”, as pessoas associam que se optarem por um produto ou serviço de uma empresa que de alguma forma contribua com um futuro melhor, estão diretamente ajudando com a causa. Por isso é importante demonstrar de que forma a empresa faz a sua parte.
E voltando ao site, estamos na era da informação rápida e digital. Hoje as pessoas procuram profissionais em uma única “googlada”, por isso estar em evidência na internet é essencial.
De preferência que seu site conste na primeira página do Google, pois dificilmente os pacientes buscam informações nas páginas seguintes.
Por esse motivo é importante desenvolver um site seguindo estratégia específica de marketing médico, com técnicas de rankeamento, atualização de conteúdo com frequência, visando manter-se na página inicial da ferramenta de busca.
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3º Esteja nas Redes Sociais
Boa parte do tempo em que as pessoas estão conectadas à internet, é rolando a página do Facebook, Instagram, Linkedin, enfim, a dependência da rede social ainda consome muito o tempo do seu público alvo, por isso, faça-se presente no meio deles, seja unipresente.
Crie uma fanpage bacana, e alimente-a diariamente ou com a maior frequência possível com:
- Posts atrativos,
- Dicas de saúde,
- Promoções,…
Enfim atraia os olharem para sua página, use e abuse da criatividade.
Inclusive, se você quiser ser autoridade e referência no assunto de rede social, então opte também por manter uma conta no:
- Twitter e,
- Gerencie um BLOG institucional,
Engaje os olhares e a sede de quero mais dos seus clientes e potenciais “leads”.
O médico pode ser empreendedor?
4º Imagem institucional
Conquistar uma boa imagem não é fácil, mas posso te garantir que mantê-la é ainda mais difícil.
Por isso, relacione-se com seu cliente além das paredes de sua clínica. Apareça sempre que possível no celular ou computador dele. Algumas ações simples poderão te ajudar a ser lembrado:
- Cadastrar os e-mails e whatsApp dos seus pacientes na ferramenta de cadastro,
- Enviar newslettersinformativos, sobre saúde, alimentação saudável, cuidados…
- Lembretes e Gifs com Felicitações de aniversário…
São muitas possibilidades de se relacionar com o cliente, com baixo ou zero custo.
Tais ações desenvolvem aspecto de intimidade entre o cliente e sua MARCA.
Esta marca deve ser zelada e divulgada amplamente através da internet, por meio de marketing digital, das redes sociais, também da divulgação visual como: fachada atrativa do consultório, cartões de visita, formulários de receituário e papelaria em papel timbrado e até mesmo em canais de mídia (tv ou rádio).
5º Tenha uma boa estratégia de atendimento
- Lembrete via SMS ou Whatsapp antes da consulta o lembrando da agenda,
- Bom atendimento, com uma atenção ímpar,
- “Pós venda”, o contato dias depois da consulta para saber como está o paciente.
São detalhes que podem fortalecer, evidenciar e transmitir maior confiança. E lembre-se sempre que um atendimento INADEQUADO pode acabar com toda a reputação conquistada por sua marca e, neste caso, eu te garanto que você estará em “maus lençóis”.
6º Marketing boca a boca.
A ferramenta mais poderosa do mercado. Mas ela só acontece de forma espontânea por seus próprios clientes, satisfeitos e fidelizados.
Marketing boca a boca é a publicidade mais forte e eficaz que já se ouviu falar na face da Terra. As pessoas confiam no que as outras falam, então, ao receber um atendimento diferenciado, ele replicará a experiência para tantos outros possíveis futuros clientes.
Então para garantir que essa técnica de marketing flua a seu favor, treine CORDIALIDADE e EMPATIA com a sua equipe, afinal essa área em específico trata diretamente com clientes sensibilizados por ter alguma enfermidade, ou que necessitam de mais atenção e cuidado.
Invista muito em pós atendimento. É importante o paciente sentir-se protegido assistido mesmo após o atendimento. Ele recomendará para sua rede de contatos seus serviços, por se sentir seguro.
E aí, você já usa algumas dessas estratégias de marketing da área médica em seu consultório? Se ainda não, comece hoje a estudá-las e implementá-las.
Afinal, o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.
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