Abertura de Clínica Odontológica com sócio ou sem sócio?

Olá doutores olá doutoras, tudo bem com vocês?  vamos falar se vale a pena abrir uma clínica odontológica com sócio, sem sócio ou com sócio investidor.

É importante também você entender que pode existir um sócio investidor que vai investir em você que é dentista ou que é um profissional da área da saúde, e que tem as habilidades necessárias para expandir esse tipo de negócio.

Mas nesse poster irei te ajudar. Se você está chegando agora em nosso site ou em nossos conteúdos sobre abertura de empresa para clínica odontológica no Youtube,  eu sou Altair Alves sócio da Soluzione Gestão de Clínicas e com certeza estou aqui para te ajudar a ter mais resultados ao abrir sua clínica odontológica e gerar mais crescimento e rentabilidade.

Para abertura da clínica Odontológica você precisa …

Eu tenho acompanhado milhares de profissionais da área de saúde em todo o Brasil, essa é minha missão principal profissional, ajudar profissionais da área da saúde nessa questão de contabilidade e gestão de clínicas e sobre tributação.

Tenho percebido que no momento de abrir a empresa, existe uma grande dúvida do dentista, será que eu vou abrir uma clínica odontológica com o sócio ou sem sócio? Ou será que eu tenho um sócio investidor?  Então para que você entenda melhor esse assunto, tenho que fazer algumas configurações importantes para você.

Como vai abrir sua própria clínica odontológica, você precisa de ter algumas habilidades de gestão (nesse primeiro momento, apenas as básicas). Conhecer e desenvolver pessoas, processos operacionais, metodologia de trabalho entre outras…

Você precisa pensar, que para que você possa ter sucesso, não é só sair da faculdade ou fazer uma especialização entre as mais de 20 especializações que temos atualmente na odontologia, mas você precisa de outras habilidades que eu tenho notado, atendendo aqui com serviços de contabilidade e gestão pequenas e grandes clínicas odontológicas no Brasil e aqui também em São Paulo pequenas consultórios que estão começando.

Tenho percebido, que existe uma confusão de entendimento em relação à sua habilidade profissional x sua habilidade em gestão. Uma coisa é você estudar odontologia saber muito da sua área, se especializar na odontologia, outra coisa você gerir um negócio. Então, estamos falando de duas coisas distintas.

Nesse primeiro momento, você tem que pensar que vai ter que desenvolver várias coisas ao mesmo tempo, outras habilidades que você não aprendeu na faculdade, mas não fique com medo nem receio de abrir sua clínica odontológica, a gente  ajuda você aqui nisso, a  aprender essas habilidades e cuidar da gestão da sua clínica, através do nosso serviço especializado de contabilidade e gestão para clínicas odontológicas.

Após a abertura da sua clínica, são muitas coisas ao mesmo tempo, e falta tempo e pessoas para realizar tudo que você precisa. Então você precisa ter dinheiro “investimento” para que você possa ter mais pessoas e essas pessoas, possam cuidar de processos auxiliares e você focar naquilo que você acha que é muito bom, que você tem muita habilidade.. não vai querer saber fazer tudo e muito bem, porque não tem condição, precisa de foco.

Pode ser o momento do Sócio na sua Clínica Odontológica

Após perceber a necessidade de mais pessoas ao seu lado, pode ser o momento de pensar em um sócio. Pode ser uma pessoa mais voltada para gestão para o desenvolvimento da clínica e você vai está ligada na parte técnica, o sócio pode ser útil para isso.

Mas atenção, nunca busque sócio para sua clínica odontológica que não seja uma pessoa que como visão empreendedora, que tem visão e capacidade para gerar crescimento. Às vezes você vai colocar um só porque ele tem uma habilidade técnica operacional, esse perfil, você pode contratar.

No futuro, teremos divergências de interesses, porque você vai perceber que contratou um empregado e não sócio.

O maior motivo, será a mentalidade. Então você pensa bem nisso antes de colocar um sócio em sua clínica odontológica.

Tenho discutido muito esse assunto com as clínicas e consultórios que a gente vem assessorando aqui na Soluzione Gestão de Clínicas.

Nesse nível de sociedade, onde você busca uma pessoa apenas porque você não tem condições de contratar um profissional, que você está começando sem muitos recursos, você pensa: vou colocar esse dentista como sócio, pois eu não quero correr riscos trabalhistas, isso não dá certo.

Seu sócio pode entrar com o dinheiro, com alguma habilidade ou com alguma coisa que ela conhece que vai te ajudar na clínica, mas não vai trazer um sócio simplesmente pela questão de mão de obra ok? Fique atento em relação a isso.

Sócio investidor para abertura de clínica odontológica

Outro ponto principal sobre o sócio investidor, é que ele precisa ter data para entrar e data para sair. Estou falando isso, porque às vezes você faz uma sociedade apenas pela falta de dinheiro, e monta sua clínica odontológica 50% para você e 50%  de participação para o sócio investidor. Com o passar do tempo, você está trabalhando 14:00 horas por dia e essa pessoa só está recebendo o lucro. Isso no começo é vantajoso para você porque não tem investimento, mas a longo prazo será danoso, vai desgastar a relação e provavelmente você vai romper a sociedade com o sócio investidor.

Um sócio gestor, é uma pessoa que vai gerir todo o negócio, estará no dia a dia da sua clínica te ajudando a crescer.

Como esse modelo, pode fazer sentido ter um sócio, mas só entrar com o dinheiro, ele precisa ter definido em contrato o retorno esperado sobre o investimento e data de saída, para que você fique livre também para continuar ganhando dinheiro e desenvolvendo seu trabalho.

Conclusão sobre Abertura de Clínica Odontológica com sócio ou sem sócio

Antes de colocar sócios em sua clínica odontológica, pensa muito nos pontos que falamos por aqui.

Faça essas reflexões e defina o melhor caminho.  É comum ter um sócio que não faz sentido nenhum,  e você descobrir isso depois de 6 meses,  um ano, dois anos.. e aí gera uma briga entre os sócios uma dissolução societária que você poderia ter evitado no começo.

Espero ter ajudado sobre um ponto tão importante como esse, que é a escolha de sócio para sua clínica ou consultório odontológico.

Se você vai abrir a sua clínica odontológica você pode contar com a nossa assessoria para fazer todas as licenças, abrir sua clínica, cuidar da contabilidade especializada em clínica odontológica, a gestão financeira e te ajudar com essa questão de mentalidade, métodos e processos para que você possa se desenvolver o mais rápido possível  e ter  muito sucesso.