Independente do panorama atual do mercado, um gestor apto sempre pensa em formas de otimizar a lucratividade de sua clínica que não prejudique o processo atual e nem o planejamento do mesmo.
Vendas de produtos pode aumentar os lucros da clínica odontológica?
Sim, pode. Imagine que você ou alguém de sua equipe realize algum procedimento que o paciente precise de cuidados pós atendimento, como remédios e afins? Diga-me não seria mais interessante ele adquirir esses produtos diretamente da pessoa que prestou seu atendimento e que está a par de seu caso, ou de outro estabelecimento qualquer?
Pela lógica ele comprará com você sim, e não obstante poderá relacionar outros itens a venda que claro, se comuniquem com seu negócio e façam parte da sua realidade odontológica. Isso além de aproximar mais o cliente de sua clínica, também abrirá novas formas de lucros e parcerias para seu negócio.
Diversidade de serviços para sua clínica odontológica?
Analise possibilidades de incluir novos procedimentos a sua gama de serviços prestados, upgrades em serviços já realizados, isso chama a atenção de novos pacientes e acaba fidelizando mais os antigos, com novas possibilidades de retornos estéticos.
Caso invista numa grade maior de serviços, equipe seu time de marketing de informações e acelere suas divulgações, com certeza sua lucratividade aumentará.
Gestão de clientes
Você tem noção hoje da sua base de clientes? Sabe como opera sua clínica odontológica? É importante conhecer esses dados para saber quais tratamentos podem precisar de retorno, fazer um acompanhamento mais intimo com o paciente, trabalhar itens promocionais para melhorar as vendas em épocas mais baixas.
Saber o aniversário dos seus pacientes, datas comemorativas, tudo que possa melhorar sua relação comercial com eles mantendo-os ativo.
Aumente seu lucro cortando despesas!
Faça um levantamento de tudo que é gasto atualmente em sua clínica odontológica e veja os principais itens que podem ser cortados. Por exemplo, utiliza maquinário para análises, exames etc.? Opte por aqueles certificados com redução de consumo de energia, isso irá levá-lo a economizar drasticamente no insumo de luz.
Compare fornecedores no consumo de insumos, veja quem pode te atender com qualidade e menor preço, faça contas se comprar maiores em estoque podem trazer vantagens e economia a longo prazo, alguns fornecedores oferecem desconto em compras maiores. Fique atento!
Trabalha muito com prontuários em papel e outros itens? Opte por informatizar todo seu estabelecimento, assim a redução com esse item será muito maior. São os detalhes pequenos que acabam impactando em seu orçamento mensal e anual.
Com isso de base, analise outras operações financeiras e veja onde pode cortar ou reduzir custos, compare o que pode ser trocado com o que pode ser melhorado, tudo é a base de cálculo.
Não corte o marketing da sua clínica odontológica
Infelizmente alguns gestores acreditam que a verba investida no marketing deve ser a primeira a ser cortada da planilha de custo, embora deva ser considerado um investimento, investir em sua presença física e digital é muito importante, não basta ter bom atendimento, qualidade de serviços e preços competitivos e não ser conhecido.
Por isso seja lembrado pelos seus clientes e futuros clientes, informando sobre promoções, novos procedimentos e produtos disponibilizados. Relembre-os que você e sua clínica estão ali para prestar serviços de qualidade, então não deixe de fora seu marketing ele é a porta de entrada para sua maior lucratividade.
E aí gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário abaixo, queremos ouvir sua opinião. Como anda a lucratividade da sua clínica odontológica?