Sociedade limitada unipessoal para médicos e clínicas

Sociedade limitada unipessoal para médicos e clínicas

Olá doutores é um prazer muito grande trazer mais um conteúdo para você que é médico ou gestor de empresas na área da saúde. Hoje falaremos da sociedade limitada unipessoal para médicos e profissionais na área da saúde.

Se você pretende abrir uma clínica médica ou seu consultório ou até mesmo quer  mudar o modelo da sua empresa que antes era uma sociedade com no mínimo dois sócios, que era uma situação obrigatória para quem precisa abrir uma empresa na área da saúde, pois a outra opção seria uma EIRELI  que é uma empresa de responsabilidade limitada ao capital que também poderia ser usada pelo médico,  porém , ela tinha obrigatoriedade de 100 salários mínimos de capital social.

Abertura da EIRELI  para médicos ficava inviável devido a integralização do capital social obrigatória de 100 salários mínimos.

Agora com a possibilidade da sociedade limitada unipessoal, resolve esse problema e facilita a abertura da empresa para o médico.

Esse tipo de modalidade é dividido em dois modelos, conheça a seguir:

  • Sociedade Empresária Limitada Unipessoal;

A sociedade limitada unipessoal empresária é registrada na junta comercial  do seu estado e deve ser utilizada quando quem tiver abrindo uma empresa,  não for médico e tiver um objetivo de empreender na área da saúde.

  • Sociedade Simples Limitada Unipessoal.

Já a sociedade limitada unipessoal de natureza simples, é registrada no cartório de pessoas jurídicas e utilizada por médicos que querem atuar como pessoa jurídica, seja em locais de terceiros como clínicas é hospitais ou quer abrir o seu próprio consultório ou sua clínica médica e não tem sócio. Nesse caso, deve usar esse modelo da limitada unipessoal .

Vale a pena abrir empresa médica como limitada unipessoal?

Na hora de abrir sua clínica médica, há uma possibilidade de fazer uma sociedade, uma parceria, mas isso só é possível se os interessados se unirem com objetivo comum, dessa forma a parceria tem chances de êxito.

Na realidade todo esse processo tem suas particularidades, é necessário que você tenha cuidado, antes de dá o primeiro passo para abrir o seu consultório médico, primeiro é importante que você saiba das alternativas possíveis para abertura.

Para que você melhor compreenda como funciona uma sociedade limitada unipessoal, é necessário que você entenda a seguinte comparação entre a empresa individual e famosa  EIRELI para Médicos,  que também é uma empresa individual que possui responsabilidade limitada.

Antes para abrir uma empresa você precisava necessariamente ter um sócio, com essa modalidade jurídica ficou mais fácil ter sua empresa na área da saúde  e o melhor  é que você não prejudica seu patrimônio pessoal.

Se você é médico pretende abrir uma clínica médica o primeiro passo é abrir uma Sociedade Limitada unipessoal, como qualquer empresa de sociedade limitada seus bens pessoais não sofrem risco algum, pois eles ficam separados dos bens da empresa.

Essa é uma grande vantagem de abrir neste tipo de modalidade jurídica pois você não corre o risco de precisar quitar possíveis dividas com o seu capital pessoal.

Ter a ajudar de um contador especialista na área da saúde no assunto é muito importante em todo esse processo. O Contador vai definir com mais precisão ser a melhor opção de natureza jurídica  é no seu caso,  uma sociedade limitada unipessoal ou abrir uma sociedade simples.


[botoes_contato]

Tipos de empresas que o médico pode abrir?

Assim como os outros profissionais o médico ao abrir  sua clínica ou consultório,  sentirá a necessidade de formalizar sua empresa por conta das questões tributárias e convênios, que são mais favoráveis à pessoa jurídica.

O médico pode abrir os seguintes tipos de empresas:

  • Entre médicos com responsabilidades ilimitadas  – Sociedade Simples Pura;
  • Médicos com responsabilidades sobre capital social – Sociedade Simples LTDA;
  • Entre médicos com parcerias em outras especialidades – Sociedade Empresarial LTDA;
  • Médico individual com Responsabilidade limitada ao Capital Social – Sociedade Limitada Simples Unipessoal
  • É por fim a EIRELI empresa individual de responsabilidade limitada, porém para abrir uma EIRELI é preciso ter no mínimo capital social de 100 salários mínimos, o valor dever ser integralizado no momento da abertura.

A novidade da Sociedade Limitada unipessoal

É importante fazer com muito cuidado a abertura e cadastro da sua empresa, a Sociedade Limitada unipessoal foi criada através de uma alteração no Código Civil pela lei  13.874 – 20/9/2019, que trouxe alterações no código brasileiro onde é possível a abertura da sua clínica ou consultório somente por um único representante e sócio.

Isso facilitou muito a vida de empreendedores em relação as limitações da responsabilidade sobre o capital social no ato de legalizar e abrir a sua empresa.

Antigamente o empreendedor podia ter sociedade empresária unipessoal por um período determinado que correspondia a 180 dias, quando trocava de sociedade ou fazer uma troca para a modalidade de empresa individual.

Essa liberdade econômica para a modalidade jurídica unipessoal facilitou muito algumas áreas e setores da economia, principalmente para a área da saúde a abertura de empresas para médicos, abertura de clínicas odontológicas, que antigamente só era possível se tivesse um sócio que fizesse parte da sociedade médica.

Com todas essas mudanças, agora o médico pode optar pela a prestação de serviço sem ter um sócio e o melhor, sem precisar  ser uma empresa individual que também não é aceita.

Ser o seu objetivo for apenas prestação de serviço você pode abrir uma  sociedade unipessoal simples.

Essa Lei liberdade econômica é que ampliou a possibilidade do empreendedorismo em vários fatores e segmentos.

Como abrir uma sociedade limitada unipessoal para os médicos

O processo para abertura de empresa não é muito diferente, o que vai mudar é apenas a base jurídica e técnica relacionada a área da saúde.

Entenda as etapas a seguir:

  1. Elaboração do contrato social;
  2. Análise do contrato social pelo Conselho Regional de Medicina;
  3. Registro no cartório de Pessoas Jurídica ou Junta Comercial
  4. Registro na Receita Federal para obter o CNPJ;
  5. Registro na Prefeitura da sua cidade ;
  6. Licença de Funcionamento;
  7. Cadastro de retirada de lixo especial;
  8. Cadastro na Vigilância Sanitária;
  9. Cadastro no CNES

 O Contador para abrir sociedade limitada unipessoal

Importante ressaltar que abertura da sua clínica médica ou do seu consultório é um passo importante que você vai dar. A partir de agora, você passa a ser um médico empreendedor, uma pessoa que vai olhar a sua atuação na área da saúde como o negócio e isso vai exigir de você mudanças de paradigmas principalmente apoio para começar a empreender.

Durante o processo de abertura de empresa,  ter uma assessoria qualificada de uma empresa de contabilidade e gestão para área da saúde, sem dúvida faz muita diferença.

Quando o médico deseja abrir uma clínica médica ou seu consultório, existem muitas regras que você desconhece em relação ao funcionamento e principalmente em relação a vigilância sanitária.

Uma empresa de contabilidade especializada na área da saúde, além de te passar todas as informações necessárias para você abrir a sua clínica ou consultório,  vai ajudar de forma significativa para que você gerir melhor a sua empresa .

Outro ponto importante é que o contador ou empresa de contabilidade pode te ajudar na gestão financeira da sua clínica ou consultório, organizando e preparando números e índices para que você possa medir a sua rentabilidade e o resultado que você está tendo com seu consultório.

Não vamos nem falar da separação de pessoa jurídica em relação a pessoa física porque isso é muito básico para quem vai começar a empreender na área da saúde.

Se você está acostumado a misturar seu dinheiro pessoal com o dinheiro na sua clínica ou do seu consultório, nós também iremos ajudá-lo a se organizar nessa parte.

Se você precisa abrir uma pessoa jurídica para prestar serviços em hospitais ou se você quer abrir a sua própria clínica o seu próprio consultório,  você pode contar com a Soluzione Gestão  de Clínicas e Consultórios para te ajudar em todos os processos  de gestão da sua clínica ou do seu consultório.

Vamos ajudá lo a multiplicar seu resultado e principalmente te dar estratégias para que você possa alavancar seu faturamento aumentando assim a sua rentabilidade.