Qualquer pessoa pode abrir uma clínica odontológica?

Qualquer pessoa pode abrir uma clínica odontológica?

Sim e não, é uma pergunta um tanto quanto abstrata porque é necessário seguir alguns requisitos para que você possa abrir sua clínica Odontológica, mas isso não significa que qualquer pessoa não possa fazer o mesmo. Seguindo os itens que vamos esclarecer abaixo, é possível sim abrir sua clínica e começar a atuar tranquilamente.

Quais os pré-requisitos para abrir a sua Clínica Odontológica?

Antes de mais nada é necessário que você tenha registro nos órgãos competentes odontológicos, sendo você um cirurgião dentista ou tendo dentro da sua equipe um que seja responsável técnico pelo consultório ou pela sua clínica, sem isso o principal objetivo dela acaba se perdendo, que é ter um profissional especializado na área para consultas.

Após isso é importante ter um CNPJ ativo, não é necessariamente obrigatório ter uma pessoa jurídica, mesmo porque uma pessoa física é aceita para abertura de uma clínica, a questão que se coloca é a dos ganhos que podem ser mais altos, impostos e custos que são necessários ser pagos tanto para criação da empresa como para equipe que foi contratada.

Para abrir o negócio é necessário que ele tenha o alvará de funcionamento, que será retirado diretamente na prefeitura da localidade onde ocorrerão os atendimentos ou neste caso a declaração de cadastro de atividade.

Normalmente são solicitadas cópias dos documentos como comprovante de residência, cpf rg e dentre outros, mas é importante verificar diretamente com a prefeitura se precisa de outras informações a serem acrescentadas, pois pode variar de região para região.

O Alvará da Vigilância Sanitária também é imprescindível para liberação do seu estabelecimento para funcionamento, depois de protocolado a equipe da Vigilância Sanitária visitará o seu estabelecimento para verificar se ele está dentro das normas de saúde, caso esteja tudo dentro dos padrões o profissional especializado irá liberar o alvará que será expedido e será exposto de forma obrigatória no seu estabelecimento, permitindo assim a atividade dele tanto para clientes como para fins fiscais .

Quando for abrir sua Clínica Odontológica e for utilizar algum aparelho de raio-x, é necessário que seja providenciado um laudo radiométrico desse aparelho que é feito juntamente com uma empresa especializada, esse laudo tem validade de dois anos.

Quando for providenciar na prefeitura o alvará de funcionamento é interessante verificar se existe algum tipo de peculiaridade que a cidade peça para abrir sua clínica odontológica, como, por exemplo, banheiros específicos para quem tem necessidades especiais, banheiros em sala de espera, sala de atendimento separada etc.

Por último e não menos importante você não pode deixar de pensar no descarte apropriado dos materiais usados, sim é importante que você tenha um local e contratar uma empresa especializada já que estamos falando de um lixo contaminado. Normalmente as prefeituras disponibilizam este tipo de serviço, mas caso não é importante você ter contratado alguém.

Esses são os requisitos mínimos e imprescindíveis para que você possa abrir a sua Clínica Odontológica, indiferente se você é um cirurgião da área se terá na sua equipe alguém assim.

E aí o que achou do nosso artigo? Quer deixar sua opinião sobre a abertura da sua clínica? Então nos comentários abaixo e fique ligado em nossos próximos posts.