Psicólogo pode abrir empresa individual?

Você é Psicólogo e precisa abrir uma empresa ?  Você não tem sócio e tem dúvida se psicólogo pode abrir uma empresa individual ?

Eu irei passar os detalhes sobre o processo de abertura da empresa, com base legal, para você profissional da área da saúde, ter todas as informações importantes para abrir sua empresa de psicologia.

Após falar para o doutor ou a doutora como realizar a abertura da sua empresa, precisamos falar sobre a contabilidade do seu  consultório, para você iniciar o processo de redução de carga tributária através da contabilidade.

Eu irei ser rápido e preciso para responder sua pergunta sobre a empresa individual para psicólogo, mas eu preciso contar para você as possibilidades e os perigos de abrir seu consultório de psicologia.

Quais os tipos de empresa usadas para consultório de psicologia

Para você que vai abrir um consultório de psicologia, a possibilidade de registro, tem dois caminhos possíveis. Junta comercial ou o cartório de pessoa jurídica.

Os “tipos de empresa” que têm o nome oficial de natureza jurídica são:

  • Empresa Individual
  • EIRELI (Empresa individual de responsabilidade LTDA)
  • Sociedade Simples Pura  (2 sócios psicólogos ou mais)
  • Sociedade Simples Limitada (2 sócios psicólogos e leigos ou mais)
  • Sociedade Empresária LTDA  (2 sócios psicólogos e leigos ou mais)

Para aos únicos tipos de empresas que não precisamos de sócios, temos regras específicas que podem impedir  você de abrir sua clínica de psicologia. A EIRELI para Psicólogos, precisa se 100 salários mínimos como  capital social. O capital social, é o dinheiro que precisa colocar na empresa no momento da abertura da empresa.

A abertura de empresa individual é para psicólogos?

Infelizmente não na maioria dos casos. Como eu falei que ia pegar a base legal para te provar nossa argumentação, irei disponibilizar aqui os destalhes.

Todos profissionais da área da saúde, são considerados profissionais intelectuais. O regulamento do imposto de renda traz um artigo que é o art. 162.

O parágrafo primeiro, fala que o psicólogo, não deve ser considerado quando atuando de forma individual, como empresa individual, e sim como psicólogo autônomo.  Para facilitar seu entendimento de o psicólogo pode abrir uma empresa individual, vamos falar agora o que o código civil fala sobre o assunto.

 

Com o artigo 966 parágrafo único, fica claro que profissão intelectual não deveria abrir empresa individual, que o psicólogo ao abrir uma empresa individual, seria necessário o elemento empresa.

Para explicar sobre o elemento empresa, precisamos de muito tempo por aqui, mas em resumo, seria ter a função empresaria e não apenas para abrir a empresa individual para prestar serviços de psicologia.

Em meu entendimento, para o psicólogo que pretende abrir uma empresa, seria indicado a EIRELI, sendo um empresário abrindo uma clínica de psicologia, poderia ser uma empresa individual.

Posso ou não abrir a empresa individual de psicologia ?

Em meu entendimento, se você é um psicólogo, não deve abrir uma empresa individual para prestar serviços de psicologia, devido a base legal passada sobre a questão da profissão intelectual, devemos pensar que seria indicado uma EIRELI ou uma sociedade.

Muito acreditam que podemos abrir a empresa individual para psicólogos, mesmo com as informações passadas, mas devidos as possíveis penalidades, nesse momento, nós não realizamos a abertura de empresa individual para psicólogos.

A Soluzione Gestão de Clínicas, é focada em contabilidade para psicólogos e pode te ajudar de forma personalizada para sua clínica e seu consultório crescer.

Nós temos serviços personalizados que faz todo o processo de abertura de empresa e gestão financeira para psicólogos.

Eu terei uma grande satisfação em te atender e fazer o melhor para seu sucesso.

Um forte abraço do seu contador especializado Altair Alves. Agora eu espero seu contato.