Melhores Estratégias para aumentar os lucros da clínica odontológica

Melhores Estratégias para aumentar os lucros da clínica odontológica

Independente do panorama atual do mercado, um gestor apto sempre pensa em formas de otimizar a lucratividade de sua clínica que não prejudique o processo atual e nem o planejamento do mesmo.

Vendas de produtos pode aumentar os lucros da clínica odontológica?

Sim, pode. Imagine que você ou alguém de sua equipe realize algum procedimento que o paciente precise de cuidados pós atendimento, como remédios e afins? Diga-me não seria mais interessante ele adquirir esses produtos diretamente da pessoa que prestou seu atendimento e que está a par de seu caso, ou de outro estabelecimento qualquer?

Pela lógica ele comprará com você sim, e não obstante poderá relacionar outros itens a venda que claro, se comuniquem com seu negócio e façam parte da sua realidade odontológica. Isso além de aproximar mais o cliente de sua clínica, também abrirá novas formas de lucros e parcerias para seu negócio.

Diversidade de serviços para sua clínica odontológica?

Analise possibilidades de incluir novos procedimentos a sua gama de serviços prestados, upgrades em serviços já realizados, isso chama a atenção de novos pacientes e acaba fidelizando mais os antigos, com novas possibilidades de retornos estéticos.

Caso invista numa grade maior de serviços, equipe seu time de marketing de informações e acelere suas divulgações, com certeza sua lucratividade aumentará.

Gestão de clientes

Você tem noção hoje da sua base de clientes? Sabe como opera sua clínica odontológica? É importante conhecer esses dados para saber quais tratamentos podem precisar de retorno, fazer um acompanhamento mais intimo com o paciente, trabalhar itens promocionais para melhorar as vendas em épocas mais baixas.

Saber o aniversário dos seus pacientes, datas comemorativas, tudo que possa melhorar sua relação comercial com eles mantendo-os ativo.

Aumente seu lucro cortando despesas!

Faça um levantamento de tudo que é gasto atualmente em sua clínica odontológica e veja os principais itens que podem ser cortados. Por exemplo, utiliza maquinário para análises, exames etc.? Opte por aqueles certificados com redução de consumo de energia, isso irá levá-lo a economizar drasticamente no insumo de luz.

Compare fornecedores no consumo de insumos, veja quem pode te atender com qualidade e menor preço, faça contas se comprar maiores em estoque podem trazer vantagens e economia a longo prazo, alguns fornecedores oferecem desconto em compras maiores. Fique atento!

Trabalha muito com prontuários em papel e outros itens? Opte por informatizar todo seu estabelecimento, assim a redução com esse item será muito maior. São os detalhes pequenos que acabam impactando em seu orçamento mensal e anual.

Com isso de base, analise outras operações financeiras e veja onde pode cortar ou reduzir custos, compare o que pode ser trocado com o que pode ser melhorado, tudo é a base de cálculo.

Não corte o marketing da sua clínica odontológica

Infelizmente alguns gestores acreditam que a verba investida no marketing deve ser a primeira a ser cortada da planilha de custo, embora deva ser considerado um investimento, investir em sua presença física e digital é muito importante, não basta ter bom atendimento, qualidade de serviços e preços competitivos e não ser conhecido.

Por isso seja lembrado pelos seus clientes e futuros clientes, informando sobre promoções, novos procedimentos e produtos disponibilizados. Relembre-os que você e sua clínica estão ali para prestar serviços de qualidade, então não deixe de fora seu marketing ele é a porta de entrada para sua maior lucratividade.

E aí gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário abaixo, queremos ouvir sua opinião. Como anda a lucratividade da sua clínica odontológica?