Como melhorar a gestão da sua clínica odontológica?

Como melhorar a gestão da sua clínica odontológica?

Já falamos várias vezes sobre o papel do gestor dentro de um empreendimento, e isso não muda sendo uma clínica odontológica, mas antes de mais nada precisamos definir o papel que um gestor terá na organização, dentre suas atividades estão:

  • Controle financeiro;
  • Identificação de lucratividade e prejuízos;
  • Produtividade da equipe;
  • Acompanhamento e aperfeiçoamento das etapas paciente e consultoria;
  • Investimentos financeiros;

Se como dito anterior, você é um profissional atuante na área odontológica é comum que se sinta um pouco perdido para aliar a função de gerenciamento com a de prestador de serviço para com seus pacientes, então quando chegar nessa linha você precisa pensar que:

  • Ou contrata alguém para função ou
  • Trabalha na função aliando suas atividades

Se optou pela 2ª escolha, esse artigo vai poder te auxiliar dando uma direção de por onde começar seu trabalho. Lembre-se das palavras: responsabilidade, liderança e comunicação são as chaves para seu sucesso.

Vamos começar?

Gestão da clínica Odontológica: 1ª passo

 

A gestão da clínica passa pelas pessoas, que são a base de seu funcionamento tanto no atendimento como na prestação de serviços, entender como funciona a rotina delas e tentar uma forma de aperfeiçoar isso, é um dos pilares de uma gestão eficiente.

De forma pratica pesquise entre os colaboradores da equipe e não somente com os profissionais da área de saúde, todos os pontos positivos do trabalho e possíveis sugestões para melhora-lo e compare essas informações com o planejamento da sua clínica, a partir do momento que você entende o que ele faz e como faz e compara com o que deveria estar sendo feito ou já foi concluído, conseguirá ter um ponto para iniciar a melhora.

Para melhorar a gestão da sua clínica odontológica, trabalhe a produtividade da equipe e mantenha motivada, com metas, investimento de capacitação etc e acompanhando suas próprias sugestões de como melhorar o trabalho, com certeza você conseguirá cumprir mais rápidas as metas e terá uma equipe motivada e dedicada.

Gestão da clínica Odontológica: 2ª passo

 

Um passo importante é a gestão financeira da sua clínica, você precisa ter conhecimento claro de todas as suas entradas e saídas financeiras, avaliando assim se está no negativo ou positivo mensalmente.

Também deve-se definir todos os gastos fixos, para que eles sejam inseridos dentro das suas planilhas de custos, para serem conferidos as entradas.

Um dos erros que gestores novos cometem é acreditar que todas as entradas financeiras são lucros, sendo que as mesmas devem ser usadas para pagamentos das saídas e uma parte destinada a investimentos na própria clínica ou algum fundo de reserva para emergências financeiras.

Outro detalhe importante e isso não acontece apenas no ramo da saúde, mas em todos, é a mistura das contas pessoais e jurídicas, onde não se sabe mais o que de quem é quem- dificultando e muito o controle financeiro.

Para uma gestão da sua clínica odontológica eficiente é necessário que seu financeiro esteja claro e em conformidade com a sua realidade.

Gestão da clínica Odontológica: 3ª passo

 

Quando você é bem atendido em um estabelecimento, há uma grande tendência de retornar correto? É a mesma coisa com seus pacientes, além de gerir financeira sua clínica e melhorar a produtividade da sua equipe, prestar um serviço de qualidade é importantíssimo para sua maturidade comercial e financeira.

Desde o primeiro contato, recepção, prestação do serviço e um pós acompanhamento de qualidade que fará seu paciente se sentir especial e assim indicar seus serviços para outras pessoas, isso sim fará muita diferença na gestão da sua clínica odontológica.

E aí gostou do nosso artigo? 3 passos simples para você melhorar sua gestão. Alguma dúvida ou sugestão? Deixe abaixo nos comentários, queremos te ouvir.