Como Abrir uma Clínica Médica?

Se você foi tocado pelo espírito empreendedor e deseja saber como abrir uma clínica médica, essa matéria foi desenvolvida para você. Nos últimos anos vem crescendo consideravelmente o número de novos empreendedores formalizados, que buscam dedicar garra, suor e determinação visando ter seu próprio negócio e fazê-lo crescer e se destacar no mercado.

A área da saúde não poderia ficar de fora dessa visão, é cada vez mais frequente o número  de profissionais recém-formados e até mesmo médicos com anos e anos de carreira descobrindo-se empreendedores e idealizando ser “seu próprio patrão”.

PROCESSO DE ABERTURA DE CLÍNICA MÉDICA:

Não basta apenas conhecimento e capacidade técnica na área escolhida.

Para atuar como empresário e ser assertivo desde a idealização da sua clínica, será necessário desenvolver  habilidades que vão além da medicina, como: Gestão, administração e técnicas comerciais, economia e finanças, comunicação e marketing.

Durante sua jornada, você entenderá que tais competência serão exigidas na rotina do dia a dia, no planejamento, na estratégia, na expansão e aumento de quadro, etc.

Para que tudo isso seja real, é preciso trabalhar de forma efetiva desde a fundação da sua PJ (pessoa jurídica), e por isso preparamos 7 passos que irá ajudá-lo a entender o processo de abertura da sua empresa médica:

1º Passo: Escolha o TIPO de clínica médica.

A ANS cita mais de 54 tipos de empresa na área médica, e nós separamos para você as mais utilizadas no mercdo da saúde:

  • Consultório médico com até duas especialidades médicas;
  • Consultório geral (acima de duas especialidades médicas);
  • Clínica médica geral que efetua pequenos procedimentos.

2º Passo: Estude a LOCALIZAÇÃO.

Antes de escolher a localização ideal para instalar seu consultório, é necessário realizar uma pesquisa de mercado que descreva todas as características do local:

  • Renda per capita,
  • Hábitos do seu público alvo,
  • Problemas de saúde/ moléstias que agravam a região em uma maior proporção.

3º passo: Desenvolva o PLANEJAMENTO Estratégico

Os serviços de saúde também precisam ser estratégicos para obter sucesso, sendo necessário um planejamento do negócio para garantir a estabilidade e lucratividade desde a sua fundação.

O planejamento estratégico é um importante recurso mercadológico e de gestão. De uma forma geral, os consultórios médicos devem considerar em sua estratégia fatores como:

  • Analise do ponto forte e oportunidades, bem como ameaças e fraquezas;
  • Valor do investimento inicial;
  • Estudo de viabilidade e ponto de equilíbrio (em quanto tempo o empreendimento conseguirá se manter?)
  • Mapeamento de todos os custos (fixos, impostos, …)

4º passo: DOCUMENTAÇÃO para Abertura de clínica médica:

Estudos finalizados? Agora é hora de dar início ao processo burocrático de abertura da clínica médica:

  • Definição da natureza Jurídica Eireli, Sociedade pura ou limitada – com ou sem sociedade…)
  • Elaboração do contrato social ou requerimento de empresário;
  • Registro do documento na Junta Comercial da sua cidade;
  • Entrada no CNPJ através do DBE, obtido na Receita Federal;
  • Registro da empresa no órgão de classe (CRM, CRC, CRO…);
  • Registro do responsável técnico (você ou sócio com certificação ativa), no órgão de classe;
  • Requerer o Alvará de funcionamento, na prefeitura.

Todos esses processos podem ser administrados por seu contador. Inclusive ele também irá auxiliá-lo na escolha da categoria jurídica mais adequada e o sistema de tributação para enquadramento do seu negócio.

5º passo: Processos internos do DIA A DIA

Depois de tudo pronto, é necessário pensar nos processos do dia a dia, grandes estudiosos da administração afirmam que uma empresa é composta por: Pessoas, Processos e Tecnologia, se esse tripé estiver bem estruturado e sintonizado, o sucesso é garantido.

Sendo assim, defina e estruture a parte operacional da clínica médica. Desde o seu atendimento para que ele seja dinâmico, eficiente e humanizado, propiciando ao paciente uma experiência agradável e diferenciada, afinal temos concorrentes no mercado a fora, até a parte de faturamento, cobrança, compras e reposição de suprimentos, limpeza, enfim todos as áreas, sem exceção.

Desde a idealização da abertura da clínica médica, já esboce e desenhe os fluxos. Observe outras clínicas como as rotinas acontecem; peça orientação de colegas e vá aprimorando seu rascunho inicial.

Nós entendemos que não é fácil, é complexo e cheio de detalhes, mas reforçamos que tudo precisa ser definido e formalizado para que os processos não se percam no meio do caminho.

E para contribuir ainda mais, contrate uma equipe comprometida e motivada. Treine-os, invista no seu pessoal, pois são parte do sucesso do seu negócio.

6º passo: Gestão de CUSTOS

As clínicas médicas têm custos, despesas e investimentos inevitáveis para o seu bom funcionamento. Por isso, o empresário deve administrar seus gastos de forma eficiente e sustentável.

A primeira providência é estabelecer qual a forma de custeio ideal.

Para escolher um sistema adequado, deverá existir um método que requer controle e elaboração de planilhas de custos, considerando previsões de atendimento, previsões de consumo de material direto e indireto e ainda desperdícios e depreciações.

Uma boa avaliação de custos e orçamento é primordial para que a clínica implante um planejamento estratégico que considere objetivos a longo prazo, decisões quanto à ampliações e expansões de negócios, investimentos futuros e etc.

7º passo: DIVULGAÇÃO da Clínica médica

Os serviços médicos também devem ser divulgados, afinal os pacientes estão sempre à procura de um profissional e/ ou estabelecimento referenciado e apropriado em que possam iniciar um tratamento e obter ou manter sua saúde.

Mas, a publicidade de serviços médicos possuem algumas regras e por isso, o CRM dispõe de um manual que dita os procedimentos éticos e responsáveis de divulgação dos serviços médicos e que pode ser consultado no site do órgão.

Por isso, ao abrir sua clínica, estude e entenda sobre seu púbico para que possa elaborar uma estratégia assertiva para atingi-los.

Entendemos que empreender não é fácil, não é simples, e por vezes não será glamoroso. Os processos são burocráticos, exigem atenção desde a abertura do consultório, até seu andamento, desenvolvimento e crescimento.

Contudo queremos o encorajar a progredir nessa caminhada, afinal o segredo da vida plena está na busca incansável de conquistar os objetivos e de se superar todos os dias, em qualquer área da nossa vida.