Aprenda como decorar uma clínica médica

Parece irrelevante mas a decoração faz toda a diferença em uma clínica médica, pode ter certeza que os pacientes ficam de olho em cada detalhe, seja na pintura, nos detalhes e nos itens de decoração do seu estabelecimento é importante.

Cada detalhe é muito especial, no quesito de decoração e organização de toda a sua clínica médica.

Além dos móveis que devem ser confortáveis pensando na ergonomia dos seus pacientes, o posicionamento de todos os móveis deve facilitar a vida de todos durante a circulação, para isso não é preciso um pouco de conhecimento.

Lembre-se que a sua clínica será frequentada por diferentes públicos e com isso,  você deve garantir a passagem e condições de circulação de pessoas todas as idades, é fundamental que os pacientes tenham segurança e praticidade no deslocamento.

Um ponto que deve ser levado em consideração é o espaço físico, que deve ser proporcional ao número de pessoas que serão atendidas todos os dias.

É importante se atentar as dicas a seguir para não cometer erros na hora de decorar a sua clínica médica:

  • O branco é uma cor tradicional muito utilizado em clínicas e consultórios médicos, você deve apenas ter atenção, pois o uso em exagerado desta cor tendem a prejudicar.
  • A recepção de uma clínica é uma das partes mais importantes, quando falamos de visual, não cuidar da recepção é um dos pontos agravantes de qualquer negócio, pois a primeira impressão é a que fica. O local deve estar impecável para receber seus pacientes com cores corretas, ambiente agradável com música a todos os ouvidos.
  • Cuidado ao decorar o seu ambiente com móveis desconfortáveis e pesados, não somente por conta do peso, mas também pelo o impacto visual que eles vão causar no ambiente. Utilize móveis mais simples possível e de preferência sem muitas curvas que sejam bem flexível ao local.
  • Ambiente com falta de informação também é um grande erro, nome do médico, da especialidade, placas de sinalização diversas é importante ter no local.

É bom que você fique atento (a) às dicas, pois um consultório mal decorado pode afastar os pacientes, esse cuidado durante a organização e decoração da sua clínica médica é essencial para que você passe mais credibilidade e confiança.

É importante que você tente acertar nas cores, para transmitir aos seus pacientes um ambiente aconchegante, paz e de tranquilidade, evite utilizar nas paredes do seu estabelecimento tons muito chamativos,fortes e marcantes, deixe as cores mais fortes para se utilizadas nos objetos de decoração.

Opte em escolher um piso para o chão mais frio, materiais tais como porcelanato ou cerâmica são indicados, são fáceis de limpar, moderno e bastante resistentes, neste sentido optar pelo o claro é melhor, dispense o uso de tapetes, carpetes ou itens de decoração que acumulam poeira e bactérias, nada de piso de madeira, pois também não é uma opção higiênica.

Para decorar a sua clínica médica invista em vasos diferentes, pode usar muitas flores naturais, peças de cerâmica e cristal vão deixar o ambiente mais bonito.

É importante que no consultório sejam expostos quadros com os certificados da sua graduação e eventuais especializações que realizou na área, cursos no exterior, você pode expor fotos importantes para você, mais cuidado com o exagero, utilize apenas para que o ambiente fique um pouco mais familiar e assim também mas aconchegante.

Cuide da iluminação do local, abajur e lustre é uma boa ideia, você pode optar por alguns spots de luz em locais estratégicos, agora ser o seu orçamento estiver baixo e você quiser economizar escolha algumas luminárias produzidas em tecidos e outras em papel, o lugar continua aconchegante.

Vigilância Sanitária em clínicas médicas

É extremamente importante que você decore e organize a sua clínica médica dentro dos padrões estabelecidos pela a vigilância sanitária (ANVISA) pois de não atender as exigências legais, vai precisa alterar novamente o local.

É a vigilância sanitária que vai te passar todas as permissões pertinentes higiene e limpeza para funcionamento da sua clínica médica.

As questões sanitária são muito importantes, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão que possui a prerrogativa técnica para autorizar o funcionamento da sua clínica médica.

Em geral, os documentos necessários para que você consiga o seu alvará sanitário são:

  • Relação de todos os produtos e equipamentos que serão utilizados;
  • CNPJ ou CPF – Cópia atualizada;
  • Contrato Social – Cópia;
  • Carteira de Classe ou CRM;
  • Declaração que conste o horário de funcionamento;
  • Capa do IPTU

O por que é importante contratar um contador para fazer a gestão da sua clínica médica?

Importante para você que busca abrir sua clínica médica além de aprender a decorar e organizar a sua clínica com base nas regulamentações da vigilância sanitária, você precisa realizar um planejamento financeiro e legal na sua clínica ou seu consultório.

Mais para frente vamos falar sobre a importância de contratar um arquiteto especializado na área da saúde para que posso te ajudar a projetar a sua clínica de uma forma que atenda as exigências legais. Mas nesse ponto vamos falar um pouquinho mais à frente.

Agora quero falar com você sobre a importância de contratar já nesse início,  um contador especializado na área da saúde para que possa fazer um bom planejamento financeiro e tributário.

Quando você for abrir a sua clínica médica você já deve ter um planejamento tributário e financeiro para medir a necessidade do capital de giro.

Um outro ponto importante é definir o valor que você vai precisar para reforma e não esquecer que precisa sobrar um pouco desse investimento para que você pague as suas contas no consultório ou da clínica até que alcance um ponto de equilíbrio.

Como nós estamos falando em decoração de clínica médica é importante ressaltar o que você deve seguir a risca o planejamento financeiro para ter sucesso.

De nada vai adiantar se você tiver uma clínica muito bem decorada, muito bem organizada e não tiver dinheiro para manter seus primeiros meses de funcionamento.

Como contador especializado em clínicas médicas, percebo que alguns médicos acabam se perdendo nesse planejamento e depois passam meses e até anos com dificuldades para manter o seu negócio aberto.

Nosso conselho é falar antes de tudo com o contador especializado para te ajudar em tudo que você precisa. Abaixo você pode acionar um dos nossos contadores especializados em todo o Brasil para que posso te ajudar nesse processo de abertura da tua clínica médica.

Você pode contratar um arquiteto para te ajudar em toda a decoração da sua clínica médica.

Dependendo do seu público alvo é um grande desafio você reformar o seu consultório ou sua clínica para atender ao mesmo tempo as necessidades da vigilância sanitária e as necessidades dos seus clientes.

Uma coisa importante que precisa ficar atento, que antes de você procurar um arquiteto para projetar a sua reforma, você precisa definir o seu público alvo e localização que você vai abrir sua clínica.

Já falamos em outros conteúdos sobre a importância da definição do seu público alvo, vamos dar um exemplo prático: Se você está atendendo o público classe A, além do excelente atendimento vai contar muito sua localização e estrutura física.

Já para o público classe D e E, a localização não importa tanto e a estrutura não precisa de luxo. O que vale para esse público, é um preço acessível para atendimento.

É claro que o bom atendimento todo mundo deseja e deve ser um padrão independentemente do seu público alvo. Mas por que estamos falando isso com você? Porque não adianta você fazer grandes investimentos em uma ótima localização se o seu público alvo não está disposto a pagar por isso. Até mesmo não é o ponto que eles mais valorizam.

Entendido essa parte que você precisa escolher e preparar o local de acordo com o seu público alvo, vamos falar agora da importância de contratar um arquiteto especializado na área da saúde.

Nada adianta você deixar o seu consultório ou sua clínica linda se não atender há necessidade legal da vigilância sanitária para liberação do funcionamento.

Quando você contrata um arquiteto especializado na área da saúde, ele vai projetar a organização do ambiente de acordo a necessidade do seu público alvo e principalmente considerando as adequações necessárias para atendimento da vigilância sanitária e de funcionamento exigido pela prefeitura na tua cidade.

Não adianta você iniciar uma reforma na sua clínica do seu consultório sem considerar as exigências legais que variam de acordo o tipo de procedimentos e serviços prestado por sua clínica ou consultório.

Essas exigências iniciam desde uma simples acessibilidade, a sala de procedimentos médicos e equipamentos utilizados para atendimentos e exames.

Então antes de abrir a sua clínica o seu consultório, procure um contador especializado para te ajudar em todo esse processo, provavelmente ele vai te indicar um arquiteto especializado para te ajudar nesse processo inicial da reforma.

Desejamos muito sucesso para seu empreendimento. Além de dicas para decorar sua clínica médica, você aprendeu dicas importantes aqui no Blog da Soluzione Gestão de Clínicas.

Até a próxima.